Avançar para o conteúdo principal

EU ESPERO




Gosto de te ler as palavras mudas na nudez de uma folha onde poderiam estar escritas. Nesta folha onde agora escondo os meus anseios e os meu beijos. Sei que a irás ler, um dia.

No quase abraço que ontem não me deste por relevo de outras opções, senti-te em doce carinho nas teimosas ilusões que os meus sonhos me dão. Fiquei lá, no átrio da estação de S. Bento, na mesma ombreira de sempre. É ali que te espero, nas reticências das palavras que não te disse.

Lembro a última vez em que nos falamos: sorriste da minha matreira adivinhação quando procuravas a tua “Partida”. Corri para a linha 4: 10h45 – Régua. Voltaste a sorrir-me já dentro do comboio que te levaria para Vigo.

Peço ao Google que me traduza “quero ser o espinho da tua rosa”, memorizo – talvez me ouças.

“Vai dar entrada na linha 3 o comboio rápido procedente de Vigo.” Acautelei uma hora no cuidado do habitual “cumprimento de horários”, e esperei.

Senti a tua mão ainda o comboio não tinha chegado. Afagaste-me na quase certeza da tua quase chegada: só te via a ti naquela “máquina” ao sair do túnel. Comboio pequeno, pouca gente: insuficiente para tanta ansiedade!

Quarenta e três, uma a uma, contei-as todas: a última a sair foi a senhora da limpeza que eu já tinha visto no cais antes ainda de o “monstro” frear. Ouvi o teu sorriso nas palavras que te inventei; vi o teu aroma em cada rosto que reconfirmei; tateei os teus passos nos caminhos de todos os passageiros: nenhum sinal para o meu sorriso escondido. Regressei à ilusão.

Junto à “minha” ombreira, um saco abandonado: corri a apanhá-lo. Dentro, um lenço de namorados com um bilhetinho -   Quando olhei, já o comboio partia: Ana!!!!
“Para ti”.

Volto amanhã.



Fernando Morgado

Comentários

  1. Ela não voltou, a esperança não morreu.
    As (des)esperas e as despedidas inundam-me de tristeza ...
    A esperança, a ilusão, um amor saudosista e ternurento, ... habitam neste texto, gostei imenso dele.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

  Nos meus olhos um bailado de almas em resgate de amor. Quero-te à minha beira: dançamos! Penso e ouço, um coro de choros, sem idade, fala-me da dor que encapa a esperança. Quero-te no meu pensamento: sonhamos! Há um longe-perto de ti que me inquieta os sentidos. Quero-te na pele dos meus mimos: desejamos! Na multidão que marcha, sorrisos ganapos não sabem de nada. No meu suspiro, ouço a tua presença. Andarilha em mim: quero-te! Arames e muros, rasteiras e bastões, somos migrantes em nós – também eu. Quero-te no meu caminho: amamos! Desligo o aparelho, as imagens não se apagam. Continuamos, os dois! Dá-me a tua mão: ficamos!   Fernando Morgado
MOSAICOS DA MINHA VIDA – 5 No Porto, quando alguém diz que nasceu ou mora na Rua dos Armazéns, nº 55 casa 26, está a falar de uma “ilha”…e o Porto tem tantas destas ilhas, ainda. Ora, esta morada, acima referida, é exactamente o sítio onde nasci e cresci – na Quinta do Loureiro. Em Miragaia, claro. Pouca gente desta freguesia não saberá onde fica a ilha da Quinta do Loureiro. O que nem tantos saberão é a origem deste nome – Loureiro. Ao longo dos anos, e em pesquisas que faço para as minhas escritas, tenho encontrado as mais diversas versões para este nome, mas a única a que dou credibilidade é à que nasce no Jardineiro-Mor José Marques Loureiro, o “jardineiro das Virtudes” como vulgarmente era conhecido. Este homem, com fama já granjeada na Beira-Alta, veio para o Porto a convite da Câmara da cidade, e deram-lhe a incumbência de criar novos jardins na urbe, melhorar os existentes e fornecer a Câmara e a Corte com as suas belas flores e plantas. Para esse fim, con