Avançar para o conteúdo principal

MOSAICOS DA MINHA VIDA - MIRAGAIA

 Nascer e crescer em Miragaia foi um privilégio que tive e fiz por merecer.

 Era um tempo, meados dos anos 50, de grande miséria; o álcool, a violência doméstica, as cheias do Douro, o excesso de filhos (o excesso de abortos, também), os estigmas de quem nos catalogava (os mesmos que, durante as cheias, nos fotografavam), as casas subalugadas, os quartos para todos, incluindo os pais, as sanitas colectivas – banhos só mesmo no balneário do Largo do Viriato -, os couratos e torresmos para disfarçar a fome: tantos mosaicos de vida eu posso relatar sobre o “condomínio fechado” onde nasci. Sim, condomínio fechado: só cá entrava quem de cá era!

 Hoje, Miragaia é uma terra de pouca gente. Muitas casas abandonadas e em ruinas, ruas desertas, onde pululavam crianças e adolescentes em brincadeiras de rua – o arco, a patela, o pião, as cordas, a bola (muda aos seis acaba aos 12), as escondidas, as malhas para os adultos), eu sei lá que mais, tanta alegria -, as vareiras e o amolador, o azeiteiro (não, não é esse) e o Carlinhos da Sé, a rede (coitados dos animais) e o polícia…

A minha Miragaia era isto tudo e tudo recordo com o prazer de uma meninice, adolescência e juventude de que me orgulho e me fizeram a pessoa que sou hoje.

 Resgato à memória figuras típicas da minha gente (algumas já desaparecidas: a Rosinha carvoeira, o Aurélio, o Bolinhas e a sua Tira-a-bicha, a senhora Cassilda, o Canário (grande jogador), a Romona, o homem das bicicletas, a Bernarda peixeira, o Augusto sapateiro, a Maria do 120, o senhor Perdigão, o ió-ió, o Gustinho, tantos, tantos, que a memória não é rápida e alguns virão a seguir.

 Recupero, para a memória de quem me lê, aqueles que me deixaram algum ADN – a minha família:

- O Maximiano e a Noémia, meus queridos pais, da Quinta do Loureiro, na Rua dos Armazéns;

 - O Raul, o Zé e a Silvina, meus irmãos;

- O Sr. Alexandre sapateiro e a Alicinha, meus avós, da Rua de Miragaia;

- A Alexandrina e o Zé da Garagem, meus tios, da Rua de Miragaia;

- O Ulisses, a Maria, a Alice, o Alfredo, o Manuel, a Graça, a Lina, meus primos, da Rua de Miragaia;

 - O Joaquim Ventura e a Silvina, meus tios, da Rua de Miragaia;

 - O Bernardino, mulher e filhas, tios e primas, da Rua do Cidral de Cima.

 Os amigos foram muitos, muitos mais do que agora – a erosão deixa marcas -, mas tantos ainda se mantêm, e muitos ainda cá vivem.

 Tantos mosaicos da minha vida; tantas estórias para contar. Prometo fazê-lo, com o enfase que a paixão me dá.

 Vou-vos contar estórias de vinho e malandragem, de futebol e namoricos, de aflição e desenrasque, das vagonetas e das gunas nos elétricos, dos camiões TIR e dos selos fiscais, de bulhas e de solidariedade, de prisões e liberdades, de morte e sobrevivência; vou-vos contar estórias de vida!

 Atrevo-me a um desafio:

 Peço aos meus amigos, aqui presentes no FB, e a outras pessoas de Miragaia, que se queiram juntar a esta aventura - CONTAR MIRAGAIA -, que me façam chegar recordações, pequenas lembranças, estórias suas ou que conheçam, pessoas e momentos que os marcaram e cenas que os marcaram.

 Miragaia merece, e nós fomos e somos actores desta terra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

  Nos meus olhos um bailado de almas em resgate de amor. Quero-te à minha beira: dançamos! Penso e ouço, um coro de choros, sem idade, fala-me da dor que encapa a esperança. Quero-te no meu pensamento: sonhamos! Há um longe-perto de ti que me inquieta os sentidos. Quero-te na pele dos meus mimos: desejamos! Na multidão que marcha, sorrisos ganapos não sabem de nada. No meu suspiro, ouço a tua presença. Andarilha em mim: quero-te! Arames e muros, rasteiras e bastões, somos migrantes em nós – também eu. Quero-te no meu caminho: amamos! Desligo o aparelho, as imagens não se apagam. Continuamos, os dois! Dá-me a tua mão: ficamos!   Fernando Morgado
MOSAICOS DA MINHA VIDA – 5 No Porto, quando alguém diz que nasceu ou mora na Rua dos Armazéns, nº 55 casa 26, está a falar de uma “ilha”…e o Porto tem tantas destas ilhas, ainda. Ora, esta morada, acima referida, é exactamente o sítio onde nasci e cresci – na Quinta do Loureiro. Em Miragaia, claro. Pouca gente desta freguesia não saberá onde fica a ilha da Quinta do Loureiro. O que nem tantos saberão é a origem deste nome – Loureiro. Ao longo dos anos, e em pesquisas que faço para as minhas escritas, tenho encontrado as mais diversas versões para este nome, mas a única a que dou credibilidade é à que nasce no Jardineiro-Mor José Marques Loureiro, o “jardineiro das Virtudes” como vulgarmente era conhecido. Este homem, com fama já granjeada na Beira-Alta, veio para o Porto a convite da Câmara da cidade, e deram-lhe a incumbência de criar novos jardins na urbe, melhorar os existentes e fornecer a Câmara e a Corte com as suas belas flores e plantas. Para esse fim, con