Avançar para o conteúdo principal

ESTRELA DA VIDA


ESTRELA DA VIDA

 

Foi a noite mais longa de todas as noites que me aconteceu

 Eu esperava por ti, tu não vinhas, tardavas e eu enoitecia

 Era noite, tão noite, que a notícia tardando-lhe o rosto esmorecia.

 Quando à boca da aurora surgiste na manhã qual rosa tardia

 Quando eu te olhei, perdi-me no beijo que a minha boca guardava

 E na vida ficámos, unidos, ardendo na luz que nos iluminava

 Em nós dois nessa aurora em que tanto tardaste o sol amanhecia

 Foste sonho de mais para haver outras noites, para haver outros dias.

 

 Foi a noite mais bela de todas as noites que me adormeceram

 Dos nocturnos silêncios que à noite de ansiedade e beijos se encheram

 Foi a noite em que os nossos destinos sonhados se enamoraram

 E da estrada mais linda da vida uma festa de fogo fizeram.

 Foram dias e tardes que numa só noite nos aconteceram

 Era o dia da noite de todas as noites que nos precederam

 Era a noite mais clara daqueles que à noite se deram

 E entre os braços da noite, de tanto se amarem, vivendo crwsceram.

 

        Meu amor, meu amor

        Minha estrela da vida

        Que o luar te amanheça

        E o meu rosto te siga.

        Meu amor, meu amor

        Eu tenho a certeza

        Que tu és a alegria

        Que tu és a beleza.

        Meu amor, meu amor

        Eu tenho a certeza!

 

 Eu não sei, meu amor, se o que digo é ternura, se é riso se é pranto

 É por ti que adormeço e acordado recordo no canto

 Essa noite em que tarde surgiste dum alegre e profundo recanto

 Essa noite em que cedo nasceste despida de mágoa e de espanto

 Meu amor, nunca é tarde nem cedo para quem se quer tanto!

 

Recriação do belíssimo poema de Ary dos Santos, poeta que eu adoro, in 'As Palavras das Cantigas'

(em celebração de mais um aniversário da minha filha)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

  Nos meus olhos um bailado de almas em resgate de amor. Quero-te à minha beira: dançamos! Penso e ouço, um coro de choros, sem idade, fala-me da dor que encapa a esperança. Quero-te no meu pensamento: sonhamos! Há um longe-perto de ti que me inquieta os sentidos. Quero-te na pele dos meus mimos: desejamos! Na multidão que marcha, sorrisos ganapos não sabem de nada. No meu suspiro, ouço a tua presença. Andarilha em mim: quero-te! Arames e muros, rasteiras e bastões, somos migrantes em nós – também eu. Quero-te no meu caminho: amamos! Desligo o aparelho, as imagens não se apagam. Continuamos, os dois! Dá-me a tua mão: ficamos!   Fernando Morgado
MOSAICOS DA MINHA VIDA – 5 No Porto, quando alguém diz que nasceu ou mora na Rua dos Armazéns, nº 55 casa 26, está a falar de uma “ilha”…e o Porto tem tantas destas ilhas, ainda. Ora, esta morada, acima referida, é exactamente o sítio onde nasci e cresci – na Quinta do Loureiro. Em Miragaia, claro. Pouca gente desta freguesia não saberá onde fica a ilha da Quinta do Loureiro. O que nem tantos saberão é a origem deste nome – Loureiro. Ao longo dos anos, e em pesquisas que faço para as minhas escritas, tenho encontrado as mais diversas versões para este nome, mas a única a que dou credibilidade é à que nasce no Jardineiro-Mor José Marques Loureiro, o “jardineiro das Virtudes” como vulgarmente era conhecido. Este homem, com fama já granjeada na Beira-Alta, veio para o Porto a convite da Câmara da cidade, e deram-lhe a incumbência de criar novos jardins na urbe, melhorar os existentes e fornecer a Câmara e a Corte com as suas belas flores e plantas. Para esse fim, con