Avançar para o conteúdo principal

DIA MUNDIAL DA POESIA

DIA MUNDIAL DA POESIA

Um slip no chão, um soutien que sobra,
uma cortina semiaberta, um lençol sem folhelho.
Um gato que foge....
Chegamos juntos a este aconchego.
Ficamos assim, em desassossego,
até que a noite se rendesse.
Vou semear primaveras,
e dizer ao sol que já demoram as andorinhas.
Vou abraçar-te no remanso deste rio
que em cachoeira nos lava, e nos dá o despudor.
Vou levar-te comigo nas asas de uma gaivota
até onde nasce o vento, na lura do pecador.
Orquídeas, rosas e lírios,
vou colhê-las para te enfeitar.
Vou dar-te jasmins e violetas - também gosto.
Mas agora, meu amor, neste quarto desarrumado,
quero ter-te num abraço beijado
e em acto consumado.
Ainda em pele, suados e ofegantes,
Vamos ver o nascer do sol.


Fernando Morgado

Comentários

Mensagens populares deste blogue

  Nos meus olhos um bailado de almas em resgate de amor. Quero-te à minha beira: dançamos! Penso e ouço, um coro de choros, sem idade, fala-me da dor que encapa a esperança. Quero-te no meu pensamento: sonhamos! Há um longe-perto de ti que me inquieta os sentidos. Quero-te na pele dos meus mimos: desejamos! Na multidão que marcha, sorrisos ganapos não sabem de nada. No meu suspiro, ouço a tua presença. Andarilha em mim: quero-te! Arames e muros, rasteiras e bastões, somos migrantes em nós – também eu. Quero-te no meu caminho: amamos! Desligo o aparelho, as imagens não se apagam. Continuamos, os dois! Dá-me a tua mão: ficamos!   Fernando Morgado
MOSAICOS DA MINHA VIDA – 5 No Porto, quando alguém diz que nasceu ou mora na Rua dos Armazéns, nº 55 casa 26, está a falar de uma “ilha”…e o Porto tem tantas destas ilhas, ainda. Ora, esta morada, acima referida, é exactamente o sítio onde nasci e cresci – na Quinta do Loureiro. Em Miragaia, claro. Pouca gente desta freguesia não saberá onde fica a ilha da Quinta do Loureiro. O que nem tantos saberão é a origem deste nome – Loureiro. Ao longo dos anos, e em pesquisas que faço para as minhas escritas, tenho encontrado as mais diversas versões para este nome, mas a única a que dou credibilidade é à que nasce no Jardineiro-Mor José Marques Loureiro, o “jardineiro das Virtudes” como vulgarmente era conhecido. Este homem, com fama já granjeada na Beira-Alta, veio para o Porto a convite da Câmara da cidade, e deram-lhe a incumbência de criar novos jardins na urbe, melhorar os existentes e fornecer a Câmara e a Corte com as suas belas flores e plantas. Para esse fim, con