Avançar para o conteúdo principal

 
O cheiro a vida acabada – sangue e óleo queimado em mistura metálica – devolve-me a sobrevivência mas não a cor, numa visão em preto infinito – a incapacidade sobrante. Porquê?

A escuridão medonha que me circunda, este silêncio, as minhas pernas já mortas…milagre!

               Tem fé, a vida continua em ti, a esperança vai dar-te futuro. Confia em mim!

Não acredito no que estás para aí a dizer.

               Então…e o milagre? Porque o referes? Milagre mesmo é acreditares!

Sei que estou vivo, não preciso que me lembres. Não acredito nas tuas bazófias. Aliás, onde estás? Não te vejo. Claro, não vejo nada. Não te sinto. Queres explorar o meu sofrimento?

               Consegues ver-te, vê-me! Estou em ti, mais que contigo. Eu sou a tua fé, a tua fé em ti.

Estou em delírio. Não sei como está a minha cabeça, talvez desfeita, sem nexo. Preciso que me ajudem. Socorro! Socorro! Possa! Ninguém me ouve. Tirem-me daqui!

               Estou em ti. Sou a tua melhor ajuda. Só tu – com fé – te podes salvar. Vamos ter que continuar a vida: a tua nova vida – sempre comigo!

Não passas duma invenção. Se podes, salva-me!

               Que interessa a ciência se não quiseres sobreviver? És tu, somos nós, a acreditar neste milagre!

És ilusão: uma mentira, uma demência dos infelizes que em ti acreditam.

               Julgas que estás a falar comigo? Não! Estás a falar para ti, para a fé que tens e que nunca te abandona; estás a pedir-te forças para te salvares. Por isso estou aqui, contigo.

Achas que és deus, a aberração do mundo? Devolve-me a visão para eu te ver!

               Enquanto não te vires, serás cego eternamente. Olha para ti, vê-te!

Ouço a vozearia dos homens em aflição. Querem tirar-me daqui. Vou morrer!

- Não, tenha calma. Deus há-de ajudá-lo!

               Vamos conseguir!

Tenho fé, claro que sim!
 

Fernando Morgado
Blog: autor-fernandomorgado.blogspot.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

  Nos meus olhos um bailado de almas em resgate de amor. Quero-te à minha beira: dançamos! Penso e ouço, um coro de choros, sem idade, fala-me da dor que encapa a esperança. Quero-te no meu pensamento: sonhamos! Há um longe-perto de ti que me inquieta os sentidos. Quero-te na pele dos meus mimos: desejamos! Na multidão que marcha, sorrisos ganapos não sabem de nada. No meu suspiro, ouço a tua presença. Andarilha em mim: quero-te! Arames e muros, rasteiras e bastões, somos migrantes em nós – também eu. Quero-te no meu caminho: amamos! Desligo o aparelho, as imagens não se apagam. Continuamos, os dois! Dá-me a tua mão: ficamos!   Fernando Morgado
MOSAICOS DA MINHA VIDA – 5 No Porto, quando alguém diz que nasceu ou mora na Rua dos Armazéns, nº 55 casa 26, está a falar de uma “ilha”…e o Porto tem tantas destas ilhas, ainda. Ora, esta morada, acima referida, é exactamente o sítio onde nasci e cresci – na Quinta do Loureiro. Em Miragaia, claro. Pouca gente desta freguesia não saberá onde fica a ilha da Quinta do Loureiro. O que nem tantos saberão é a origem deste nome – Loureiro. Ao longo dos anos, e em pesquisas que faço para as minhas escritas, tenho encontrado as mais diversas versões para este nome, mas a única a que dou credibilidade é à que nasce no Jardineiro-Mor José Marques Loureiro, o “jardineiro das Virtudes” como vulgarmente era conhecido. Este homem, com fama já granjeada na Beira-Alta, veio para o Porto a convite da Câmara da cidade, e deram-lhe a incumbência de criar novos jardins na urbe, melhorar os existentes e fornecer a Câmara e a Corte com as suas belas flores e plantas. Para esse fim, con