Avançar para o conteúdo principal

O teu primeiro aniversário.


Os dias correm na velocidade contrária aquilo que queremos.

Há um ano atrás, contava os dias na esperança de que nascesses no dia do meu aniversário. Não sei porque destino, porque caminhos, porque vontades, até podias ter nascido no Dia Internacional do Livro mas, nas voltas do vira, nasceste no Dia Internacional da Dança.

Ainda bem. Porque bem, bem mesmo, foi teres nascido; teres nascido perfeito, com saúde, e com a beleza imensa que nenhuma outra há igual - aos meus olhos!

O tempo, em modo matemática de dias e horas, não se acomoda aos nossos desejos. Quero que o meu tempo passe devagar; não porque quero viver eternamente, mas porque quero ter tempo para te abraçar, para – olhos nos olhos – poder dizer-te: eu sou o teu avô. Já alguém te disse isto?

Ou então, quero que o tempo passe depressa para te ver homem. Até tu, daqui a tempos, vais querer chegar mais depressa ao tempo da escola, ao tempo da universidade, ao tempo do namoro, ao tempo do trabalho, ao tempo em que poderás, por ti, controlar o teu tempo.

Disse esta frase, na banalidade que lhe pertence, muitas vezes: o tempo tudo cura! E não é que agora acredito mesmo nisso? Um dia, os sins e os nãos que valem mesmo a pena serão aqueles que saírem da tua boca, do teu pensamento, das tuas opções.

Vais fazer um ano! Vão-te celebrar com alegria, com paixão, com desejos e sonhos. Talvez, até, te celebrem com água benta. Vão dançar o Hino da Alegria para pedir proteção e saúde, prosperidade e sorte. Vão dançar…porque é o teu dia. O Dia Internacional da Dança.

Também eu te celebrarei. Apaixonado.

Somos do mesmo signo - Touro. Eu de 23 e tu de 29. Abril é mês de liberdade. És o cravo vermelho dos meus sonhos.

Sábado à tarde, e num passo de magia, mal a vela se acenda, ficarei em alegria. Sábado à tarde, será uma tarde bonita, tarde que sendo infinita, caberá toda na minha ilusão.

Sábado à tarde, estarei onde estiveres, porque o sonho não aceita que lhe domem os poderes.

Estarás sempre nos meus caminhos, porque os meus melhores caminhos são desenhados pelo sonho.

Sábado à tarde…

 

Fernando Morgado

Comentários

Mensagens populares deste blogue

  Nos meus olhos um bailado de almas em resgate de amor. Quero-te à minha beira: dançamos! Penso e ouço, um coro de choros, sem idade, fala-me da dor que encapa a esperança. Quero-te no meu pensamento: sonhamos! Há um longe-perto de ti que me inquieta os sentidos. Quero-te na pele dos meus mimos: desejamos! Na multidão que marcha, sorrisos ganapos não sabem de nada. No meu suspiro, ouço a tua presença. Andarilha em mim: quero-te! Arames e muros, rasteiras e bastões, somos migrantes em nós – também eu. Quero-te no meu caminho: amamos! Desligo o aparelho, as imagens não se apagam. Continuamos, os dois! Dá-me a tua mão: ficamos!   Fernando Morgado
MOSAICOS DA MINHA VIDA – 5 No Porto, quando alguém diz que nasceu ou mora na Rua dos Armazéns, nº 55 casa 26, está a falar de uma “ilha”…e o Porto tem tantas destas ilhas, ainda. Ora, esta morada, acima referida, é exactamente o sítio onde nasci e cresci – na Quinta do Loureiro. Em Miragaia, claro. Pouca gente desta freguesia não saberá onde fica a ilha da Quinta do Loureiro. O que nem tantos saberão é a origem deste nome – Loureiro. Ao longo dos anos, e em pesquisas que faço para as minhas escritas, tenho encontrado as mais diversas versões para este nome, mas a única a que dou credibilidade é à que nasce no Jardineiro-Mor José Marques Loureiro, o “jardineiro das Virtudes” como vulgarmente era conhecido. Este homem, com fama já granjeada na Beira-Alta, veio para o Porto a convite da Câmara da cidade, e deram-lhe a incumbência de criar novos jardins na urbe, melhorar os existentes e fornecer a Câmara e a Corte com as suas belas flores e plantas. Para esse fim, con