Avançar para o conteúdo principal

Subiu as escadas e quase desmaiou com o estridente barulho no andar de baixo.
Soraya era a única companhia do poeta naquela mansão enorme, agora quase abandonada, que já pululou de gente durante décadas.
Alves Fedelhas herdou do pai a sensibilidade, a delicadeza, o gosto pela escrita e… a casa. Sempre jurou que só a morte o levaria para fora daquele palácio. Era homem de convicções e de valores.
A jovem foi recrutada à porta de casa quando, por leveza do destino, ali foi entregar uns cadernos A4 que o poeta gostava de ter sempre em reserva, não fosse a sua escrita ficar sem material. Fogosa na aparência, doce no jeito de falar - sotaque gerundivo e carioca - e disponível para “toda a obra” que o Dr. Fedelhas dela requeresse - os seus 85 anos justificavam muitos cuidados.
Tudo corria perigosamente bem: a harmonia entre eles era “perfeita”– a jovem tinha jeito -; a poesia brotava mais sensual e atrevida com a inspiração que a “quirida” lhe despertava – Soraya era uma deusa -; outros desejos eram cumpridos pela experiência da rapariga e a ajuda farmacológica que fazia milagres nele – disso sabia bem a jovem “terapeuta”.
Alves Fedelhas não queria saber de onde lhe vinha aquele fulgor; só desejava que aqueles momentos se repetissem. Soraya, de vida subida em atrevidos degraus, deixou que ele se viciasse. Depois, a volúpia começou a fraquejar, a impertinência do “velho” recrudesceu - a depressão fulminava-o.
- Soraya, antes de subires para o quarto, deixa-me à mão o estojo de canetas. Vê ali, na gaveta da estante. Vou escrever até mais tarde.
- Com certeza doutor.
Nada curiosa com as canetas, deixou pousado perto dele o estojo veludo azul que lhe pareceu demasiado pesado para serem canetas. Subiu.
Um tiro seco alterou-lhe o futuro.
 
Fernando Morgado

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MOSAICOS DA MINHA VIDA – 5 No Porto, quando alguém diz que nasceu ou mora na Rua dos Armazéns, nº 55 casa 26, está a falar de uma “ilha”…e o Porto tem tantas destas ilhas, ainda. Ora, esta morada, acima referida, é exactamente o sítio onde nasci e cresci – na Quinta do Loureiro. Em Miragaia, claro. Pouca gente desta freguesia não saberá onde fica a ilha da Quinta do Loureiro. O que nem tantos saberão é a origem deste nome – Loureiro. Ao longo dos anos, e em pesquisas que faço para as minhas escritas, tenho encontrado as mais diversas versões para este nome, mas a única a que dou credibilidade é à que nasce no Jardineiro-Mor José Marques Loureiro, o “jardineiro das Virtudes” como vulgarmente era conhecido. Este homem, com fama já granjeada na Beira-Alta, veio para o Porto a convite da Câmara da cidade, e deram-lhe a incumbência de criar novos jardins na urbe, melhorar os existentes e fornecer a Câmara e a Corte com as suas belas flores e plantas. Para esse fim, con
Poema que um pai escreveu e enviou para um filho que não vê há 30 anos.     A Ana, a mais simpática de todas, diz-me que ainda é tempo para nos voltarmos a ver. Lembro-me da tua partida. Deixaste tudo por uma paixão. Querias viver. Outras paixões deixaste, ainda mais intensas pela tua ausência. Aquela despedida! Aquela despedida doeu muito! A juventude não te deu amarras, nada te prendeu. pensaste em ti. Agora, assim a rapariga tenha razão, vais encontrar-me igual – preso em ti. Descansa, estou institucionalizado - à tua espera há já longos anos. A tua mãe levou com ela as orações que te imploravam. Fiquei só...com esperança. Os teus irmãos, que tanto te amavam, foram ao encontro dela. Fiquei só...contigo. Quero partir. Não fosses tu e a esperança de ti, não ouviria mais a rapariga acalmar-me com loas de que te conhece e sabe que me vens ver. Trás aquela blusa de linho que te dei quando fizeste trinta anos.